quinta-feira, agosto 02, 2012

O Senhor vê o nosso coração



I Sm. 16:7 - "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."


Depois de destituir o rei Saul, o Senhor enviou o profeta Samuel à casa de Jessé para ungir um novo rei. Jessé tinha vários filhos, todos fortes, altos e de boa aparência. Assim, foi apresentando um a um, começando do mais velho. Cada um que era apresentado ao profeta,  este tinha certeza em seu coração que era o escolhido, pois estava vendo sua aparência, o seu exterior, as virtudes visíveis.
Diante deste quadro de inversão de valores pelo profeta, o Senhor o repreende e manda que comece a valorizar o que realmente tem valor.
Depois de reprovar todos, Samuel perguntou a Jessé se tinha mais algum filho. Ele disse que sim, que estava pastoreando o rebanho de ovelhas. Um menino, bem mais fraco que seus irmãos e que não era formoso como os demais. Na verdade, era desacreditado até pelo seu próprio pai. Quando o trouxeram diante do profeta, o Senhor confirmou que este deveria governar Israel. Assim, Samuel ungiu a Davi e este foi  o grande rei, temido por todos e que reinou com retidão.
Muitas vezes valorizamos o que é visível, até porque é mais fácil de vermos. Em um primeiro momento, impressiona mais e mais rápido. Dá menos trabalho.
Deus quer que deixemos de olhar o exterior das pessoas e foquemos naquilo que tem de bom lá dentro, porque é isso o que verdadeiramente importa.  Isso vai requerer de nós mais tempo juntos, mais empenho em descobrir o que a pessoa realmente tem de melhor dentro de si.

Deus nos vê exatamente como somos, independente da máscara que estivermos usando.
Podemos enganar todos a nossa volta, mas o Senhor sabe quem realmente somos.

Que possamos buscar nas pessoas o que tem de melhor dentro delas e não nos determos em seus dotes visíveis como aparência, dinheiro, posição social, formação escolar, etc.

Pr. Laercio Alves

e-mail: prlaercioalves@gmail.com

Nenhum comentário: