quarta-feira, julho 31, 2013

EPÍSTOLA AOS ROMANOS

  EPÍSTOLA AOS ROMANOS

Romanos é considerado pelos teólogos e estudiosos da Bíblia, como o maior tratado teológico do Novo Testamento. 
"Esta epístola é a parte principal do Novo Testamento, e o mais puro evangelho, que certamente merece a honra de um cristão não apenas conhecê-la de memória, palavra por palavra, mas de também dedicar-se a ela diariament, como alimento para a sua alma. Pois ela nunca será exaustivamente lida ou entendida. E quanto mais é ela estudada, tanto mais agradável se torna, e melhor parece." William Greathouse (Romanos - Hernandes Dias Lopes).
Aborda temas fundamentais da fé cristã, expondo-os de vários ângulos. Paulo, em Romanos, escreve sobre várias doutrinas bíblicas, como a Salvação, Justificação, Predestinação, Arrependimento, Pecado e muitas outras.
Autor: Apóstolo Paulo;
Data: aproximadamente 55 anos antes de Cristo;
Local: Corinto
Curiosidade: pelo fato de Paulo abordar praticamente os mesmos temas de sua epístola aos Gálatas, alguns vêem a epístola aos Romanos como uma exposição ampliada, mais refletida e serena da epístola aos Gálatas.
Aurélio Agostinho (354-430), Santo Agostinho, estava passando por um momento triste de sua vida por ter morrido sua mãe, e enquanto ainda levava uma vida dominada pelo pecado, sentou a chorar no jardim de seu amigo Alípio, ouviu uma criança dizer: "Tolle, lege! Tolle, lege! (Pega e lê! Pega e lê!), tomou o manuscrito de seu amigo que estava ao seu lado e seus olhos caíram no texto de Romanos, 13:13-14). Seus olhos foram imeditamente abertos, seu coração foi transformado e as sombras de suas dúvidas, dissipadas. Portanto, Romanos é parte viva da Palavra Viva de Deus e deve ser estudada com muita dedicação e reverência.
Contexto: Paulo antes de sua conversão, ainda se chamava Saulo, era um judeu, zeloso da Lei, da tribo de Benjamim, (Fp 3:5), agora escreve essa epístola, sendo que tinha também como objetivo, desfazer os entendimentos errôneos que os judeus convertidos do Judaísmo ao Cristianismo estavam tendo com relação a Lei e da Graça. Muitos ainda queriam viver debaixo da graça, mas obedecendo à lei, então, ele escreveu, esclarecendo que a graça liberta o homem de todo o mal e também do domínio da lei, Rm. 8:1,2. Aborda temas importantes como lei, santidade, salvação, festas, comidas, idolatria e sobretudo, sobre a abundante graça.

Capítulo 1

Neste capítulo, Paulo traz ensinamentos maravilhosos e profundos.

1 - Chamados - Deus tem um chamado para a humanidade e esse chamado é para SER e não para TER:
- 1:1 - chamado para SER apóstolo - no caso de Paulo para ser apóstolo, no caso de cada cristão, foi chamado para SER aquilo que Deus quer que seja, mesmo que não tenha nada;

- 1:6 - chamado para SER de Jesus - cada um de nós foi chamado para SER propriedade de Jesus. O SER de Jesus implica em muitos privilégios e benefícios, mas por outro lado, implica em muita responsabilidade, bem como reconhecer o Senhorio de Jesus. Se de fato somos de Jesus, significa que Ele é nosso dono, assim sendo, pode fazer de nós o que, como e quando quiser;

- 1:7 - chamado para ser santo - a palavra "santo" significa "separado", logo, fomos separados para servir ao Senhor, o que consequentemente deve nos levar a renunciarmos o nosso próprio "eu" e querermos viver a vida de Cristo.

2 - O Evangelho é a salvação - Evangelho significa Boas Novas, e Paulo afirma categoricamente não sente vergonha do Evangelho, pois ele é a salvação para todo aquele que crê, (1:16).

3 - Justiça pela Fé (1:17) - a justiça de Deus, que é o ato em que Ele cobra a dívida que tínhamos para com Ele, os nossos pecados, e essa cobrança é executada  na cruz, sobre a pessoa de Cristo, a fim de que, todo aquele que creia, ou seja, tenha fé no poder do sacrifício que foi realizado no calvário, alcance a justificação, o perdão de seus pecados. Cristo quando pregado na cruz estava carregando os pecados de toda a humanidade. Agora, como resposta a esse ato de Deus, o Pai e a entrega de Cristo na cruz, cada um deve, pela fé, aceitar a Cristo como seu Único e Suficiente Salvador.

4 - Todos os homens são indesculpáveis - ninguém poderá chegar diante trono de Cristo, no dia do juízo e alegar que não O aceitou como Salvador, porque não ouviu sobre Ele ou sobre o Pai. Isso não será possível, porque segundo os versículos 18 à 20 diz que o Criador, bem como seus atributos invisíveis  foram e são  pregados à humanidade de várias formas, por meio daquilo que foi criado.

5 - Reprovação de Deus (28-32) - aqueles que se entregam inconsequente e  irremediavelmente ao pecado, com o conhecimento de causa (1:28), podem ser entregues à uma disposição "reprovável", ou seja, uma disposição para o pecado de tal forma, que o resultado será uma imersão cada vez maior no pecado e na ruína - "um abismo chama outro abismo", Salmo 42:7.

Conclusão: primeiramente há a revelação do Único Deus em salvar uma humanidade perdida, em alcançar o pecador. Isso era impossível ao homem, pois suas obras eram e são más. Somente através do Evangelho, por meio da fé, isso se tornou possível. Em seguida, vem a resposta do homem, à esse chamado da salvação.

Capítulo 2

No capítulo 2, o apóstolo faz uma explanação na afirmação do capítulo 1:20: "Tais homens são, por isso, indesculpáveis." Coloca tanto os judeus, que na época eram os "detentores" da salvação, por obedecerem a Lei de Moisés e pelo fato de Jesus ter nascido entre os judeus, no mesmo pé de igualdade que os demais povos. Denominando os judeus de "os da circuncisão" e os demais povos de "incircincisos", a Palavra deixa claro que Deus não leva em conta aquilo que é feito externamente, mas sim, internamente. A circuncisão que era um cumprimento da lei, onde todo menino, recém-nacido, deveria ter a pele da glande de seu orgão sexual cortada, e por isso, quando crescia, achava que era mais merecedor que os demais homens incircuncisos. Na verdade, aquele ato de circuncisão, tido como sinal de obediência, foi reprovado pela Palavra, quando diz:

"Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus." Rm. 2:28-29

1 - contra a hipocrisia - Rm. 2:1 - o fato de conhecer a verdade e até falar desta verdade, não livra o homem do pecado e da condenação, ao contrário, torna-se um agravante;

2 - o juízo de Deus - Rm. 2:2,9 - vem sobre os que praticam o mal, independente de religião, ou raça,  quer seja judeu, grego ou qualquer outra raça;

3 - honra de Deus - Rm. 2:10 - Deus horará aqueles que praticarem o bem, também independente de religião ou raça.

os judeus se apegavam aos seus rituais e foram duramente criticados, primeiramente por Jeus, e depois por Paulo. Isso é muito importante observarmos, porque hoje é "moda" ser crente ou cristão. Muitas vezes nos apegamos ao nosso cristianismo nominal e esquecemos que Deus quer de nós uma vida de santidade, genuína e de fato. Por fazermos parte de alguma denominação evangélica e até sermos batizados nas águas, não nos faz herdeiros de Deus. Mas sim, termos nascidos de novo, do Espírito, isso sim é que nos aproxima de Deus. Não podemos usar o nosso denominacionalismo como desculpa para o pecado.

Conclusão: Deus busca adoradores, que o adorem em espírito e em Verdade, João 4:24.


O Exemplo de Perdão

                                                O exemplo de perdão

"Porém Jesus foi para o monte das Oliveiras. E, pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio. E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais." (João 8:1-11 ARC)

Esta é uma das mais lindas passagens das Escrituras!
Primeiramente, mostra a disposição de Cristo em perdoar o pecador, por mais terrível que seu pecado possa parecer ou ser. Ele não se importa com a oposição, com os críticos e muito menos com seu ibope. Para que um pecador seja perdoado, vai até as últimas consequências.
Em segundo lugar, deixa claro, que ninguém, e absolutamente, NINGUÉM, pode atirar pedra em seu próximo, por ter ele caído em tentação, pois todos sem exceção são pecadores.
Que cada um de nós esteja com seus olhos em si mesmo, reconhecendo que é um pecador ou pecadora e em Cristo, que é o Perdoador.

terça-feira, julho 30, 2013

A Mentira é destrutiva

                                                A Mentira é destrutiva

"Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou"(Colossenses 3:9, 10 ARC)

A Palavra de Deus nos orienta e ordena que não mintamos uns aos outros. A mentira é destrutiva, e tem como única finalidade, prejudicar o próximo. É muito fácil nos escondermos atrás de nossas justificativas quando mentimos, dizendo quer foi preciso mentir ou qualquer outra razão. O fato é que tudo aquilo que foge da verdade, não poderá ter um fim benigno. A verdade produz edificação e vida, o contrário da mentira. E precisamos tomar cuidado, pois o que mais se parece com a verdade, é a mentira.
Antes de pensarmos em mentir, devemos lembrar bem deste texto abaixo:

"Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44 ARC)

domingo, julho 28, 2013

Deus amou o mundo

                                                Deus amou o mundo

"Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16 ARC)

Este é talvez o texto mais conhecido da Bíblia. Muitos já o memorizaram e gostam de citá-lo quando falam do amor de Deus.
Embora, o texto parece nos deixar sem uma conclusão sobre o amor de Deus pelo mundo, quando o apóstolo diz que Ele nos amou "de tal maneira", pois de fato faltou ao apóstolo João palavras para expressar esse amor em toda sua plenitude. Mas ele dá um exemplo deste amor, que na verdade, para Deus as atitudes valem mais que palavras e diz "que deu o seu Filho unigênito". É isso, Deus deu o exemplo maior de amor a toda a humanidade. Primeiramente enviou seus sacerdotes, juízes, reis, sacerdotes , profetas para falarem de seu amor e então, sem pestanejar enviou seu Único Filho, o Senhor Jesus para morrer por todos nós. Como poderemos nós, duvidar do amor de Deus? Como poderemos nós, ficar insensíveis e distantes deste amor?
Deus quer cada um de nós bem pertinhos dEle, num relacionamento íntimo e familiar, de Pai e filhos,

sábado, julho 27, 2013

O Dia do SENHOR

                                                O Dia do SENHOR

"O grande dia do Senhor está próximo; está próximo e logo vem. Ouçam! O dia do Senhor será amargo; até os guerreiros gritarão. Aquele dia será um dia de ira, dia de aflição e angústia, dia de sofrimento e ruína, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e negridão," (Sofonias 1:14, 15 NVI)

As Escrituras falam do Dia do SENHOR! Descreve-o como o dia que que Deus fará justiça a todos os injustiçados, cobrará o pecado de todos aqueles que não permitiram que seus pecados fossem pagos pelo sangue do Senhor Jesus Cristo. Dia em que o SENHOR vingará de todos os seus inimigos - Satanás, seus anjos e todos aqueles que o seguiram - cessará todo o mal que assola o mundo e coroará aqueles que o serviram em vida com a coroa da vitória. Será um dia de júbilo para aqueles que  entregaram suas vidas a Cristo, mas por outro lado, será um dia de muita tristeza e dor para os demais que serviram apenas aos seus próprios prazeres e em total desobediência a Deus.
Contudo, ainda há uma esperança.
O presente  não é totalmente desesperador, pois ainda há uma esperança. O objetivo desta meditação não é causar medo e horror às pessoas, mas comunicar o inevitável. Esse dia chegará e todos, sem exceção, compareceremos diante do Grande Trono de Cristo para sermos julgados. Só há uma maneira de ser recebido por Deus como seu amigo e não sofrer a punição eterna, somente  aceitando ao Senhor Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador.
Portanto, não perca tempo! Peça para o Senhor Jesus entrar em sua vida e perdoar os seus pecados, lavando o seu espírito e sua alma com o seu Precioso Sangue.
Deus ama você e quer o melhor para você! 

sexta-feira, julho 26, 2013

Justificados Gratuitamente

                                

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus..." (Romanos 3:23, 24 ARC)

A Palavra de Deus trata conosco em todas as nossas áreas. Revela-nos que todos, sem exceção, somos pecadores, porque herdamos isso do nosso pai Adão. Ele em desobediência a Deus, cometeu o pecado e assim toda a raça humana foi contaminada, ou seja, caiu em desgraça. A partir daí, o homem, que foi criado para estar bem perto de Deus, e viver para sempre, foi distanciado de seu Criador e a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Mas, a boa notícia encontramos nesse texto acima. Embora, "todos pecaram", fomos ou podemos ser justificados gratuitamente na pessoa de Jesus Cristo. Foi por isso que Ele morreu, para que todos aqueles que nele cressem, deixassem sua condição de injustos e fossem feitos justos; deixassem sua condição de inimigos de Deus e fossem feitos amigos de Deus e trazidos para perto dEle; deixassem seus postos de condenados pelo pecado e fossem libertos em Cristo Jesus, vivendo com alegria e esperança da salvação eterna.
Assim, cabe a nós percebermos o amor de Deus que já nos foi demonstrado e ofertado e aceitarmos esa justificação em Cristo Jesus, pedindo ao Pai o perdão dos nossos pecados e a salvação.

terça-feira, julho 23, 2013

Mais são os que estão conosco

                                        Mais são os que estão conosco

"...Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." I Reis 6:16

Essa passagem da Bíblia, foi quando o rei mandou um exército ir prender o profeta Eliseu. O menino que o auxiliava ficou com muito medo pelo grande número do exército e veio correndo, assustado,  para o profeta. Eliseu disse a ele para não temer que com eles, Eliseu e o menino, estava um exército com um número muito maior. Em seguida, o profeta orou pedindo a Deus que mostrasse ao menino o exército de anjos que estavam do seu lado para protegê-los e quando ele pode ver, constatou que realmente era um número muito maior e poderoso.
Todos os dias enfrentamos lutas, provações, tentações, investidas de nosso inimigo e de todo o reino das trevas. Ah se conseguíssemos ver o exército espiritual que está ao nosso favor, certamente confiaríamos mais e nos tranquilizaríamos diante dessas investidas.
Precisamos ter fé de que Deus é maior do que tudo e de todos e está sempre pronto para nos socorrer, seja com um anjo ou com milhares, mesmo que não consigamos ver. O profeta creu antes de ver. Ele cuida de nós e ninguém pode vencê-lo. 
Não devemos ver para crer, mas crer.

Sugestão de leitura: I Reis 6

segunda-feira, julho 22, 2013

O Único Deus

                                                                O Único Deus

"Eis que agora reconheço que em toda a terra não há Deus senão em Israel." I Reis 5:15

Essa foi a afirmação de Naamã, comandante do exército da Síria, após ser curado de lepra. Quero compartilhar dessa declaração, pois reconheço que não há outro Deus, além Deste que criou os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há. Deus é poderoso, não apenas porque cura, não apenas porque é Criador, mas por por todos os seus atos e ainda mais, porque Ele é e ponto.    
Assim sendo é à Ele que devemos recorrer; é nEle que devemos confiar e pôr a nossa fé; é Ele a quem devemos adorar e entregar todo  o nosso ser.
Que esta declaração de Naamã seja sempre a nossa declaração e fé!

Este é santo homem de Deus

                                                Este é santo homem de Deus

"Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus." I Reis 4:9

Quando lemos o Antigo Testamento e contemplamos a história do profeta Eliseu, concordamos com essa afirmação. Ele tinha em seu coração o profundo desejo de estar dentro da vontade de Deus e cumprir com seus desígnios, mesmo que por isso viessem sofrimentos e perseguições. Mas, independente de qualquer coisa, ele tinha uma vida em santidade e isso não apenas de palavras, mas em atitudes. Ser cristão de palavras, amar de palavras, ser santo de palavras é tudo muito fácil, mas o que Deus e as pessoas que estão ao nosso redor esperam de nós, é que sejamos cristão autênticos, em atitudes, de fato. Tudo que o profeta fazia, fazia-o para a glória de Deus e para o bem daqueles que dependiam de seu ministério.
Assim, cabe a nós perguntar se temos buscado uma vida de santidade, sendo santos ou apenas dizendo que somos santos? Temos realmente praticado aquilo que falamos ou fica apenas nas palavras que depois são levadas pelos ventos?
Deus espera mais de nós e espera porque com sua graça temos condições de serví-lo e servir às pessoas melhor e de forma mais autêntica.
Que o SENHOR nos ajude a sermos santos de fato e não apenas cristãos nominais.

quarta-feira, julho 17, 2013

Pensar saudavelmente


"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês." (Filipenses 4:8, 9 NVI)
Ocupar a nossa mente com o que é bom, é um necessidade. A Palavra de Deus nos orienta que o que deve ocupar a nossa mente é o que realmente é saudável e produz bons frutos. Muitas vezes, ao contrário disso, enchemos nossas cabeças com pensamentos impuros, maldosos, mágoas, etc.
O apóstolo Paulo ainda diz "se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas...".
Assim, devemos buscar o que é excelente e de boa fama; o que glorifica ao Pai e edifica vidas; pensar no que é reto e tem como fim uma consciência pura.
Limpe sua mente e deixa que ela venha ser permeada com a Palavra de Deus e outras coisas saudáveis.

segunda-feira, julho 15, 2013

Fazer de Coração

                                        

                "...fazendo de coração a vontade de Deus." (Efésios 6:6 NVI)

Muitas vezes deixamos a vida nos levar! Fazemos as coisas de uma forma mecânica, automática, na correria do dia a dia, sem nos importar como estamos fazendo. O fato de aquilo que estamos fazendo estar dando certo, não significa que está de todo correto, pois se pensarmos assim, estaremos apenas vivendo em um pragmatismo que no futuro poderá ser revertido em algo negativo.
Deus quer que tudo que fazemos, seja de coração, com alegria e espontaneidade. Sempre nas Escrituras, encontramos orientações de vida, todas as vezes acompanhadas do amor. Fazer de coração é fazer o nosso melhor com amor e zelo.
Portanto, faça o melhor para sua família e com amor; faça o melhor na Igreja e com amor; faça o melhor no seu trabalho e com amor...
...ame de todo seu coração, entregue-se naquilo que faz e contagie as pessoas, exalando o amor de Cristo, trazendo luz para aqueles que estão ao seu redor. 

segunda-feira, julho 08, 2013

Crescer em Cristo

                                                Crescer em Cristo

"Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o Cabeça, Cristo." I Coríntios 4:15

O que o Senhor espera de nós? Nada extravagante! Nada impossível!

Apenas que sigamos em amor, e esse amor não apenas de palavras, mas em vida e atitudes. Amar mais e falar menos, preocupando-nos mais com o nosso próximo e menos conosco, como tem sido o costume. O amor que tem o modelo em Deus, de doar-se pelo outro.
Também Ele quer de nós que cresçamos  em tudo naquele que é o Cabeça, Cristo. A alegria de Deus é ver que estamos deixando de ser crianças na fé e crescendo em maturidade cristã, conhecimento da Palavra, crescendo no testemunho e na comunhão entre os irmãos. Observando que esse crescimento é em Cristo e não em nós mesmos, ou seja, esvaziando-nos de nós mesmos, do nosso orgulho, pretensão, dos nossos "achismos" e tudo aquilo que nos traz pertos de nós mesmos e distantes de Deus.

A Confiança em Deus


                                                        A Confiança em Deus e seus resultados

"Que o Senhor te responda no tempo da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja! Do santuário te envie auxílio e de Sião te dê apoio. Lembre-se de todas as tuas ofertas e aceite os teus holocaustos. Conceda-te o desejo do teu coração e leve a efeito todos os teus planos. Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus. Que o Senhor atenda a todos os teus pedidos! Agora sei que o dará vitória ao seu ungido; dos seus santos céus lhe responde com o poder salvador da sua mão direita. Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes. Senhor, concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos!" (Salmos 20:1-9 NVI)

Confiar nas pessoas é uma das grandes dificuldades que temos. Para que isso aconteça, precisamos conhecer com quem estamos nos relacionando, e somente depois de muito tempo é que conseguimos confiar de uma forma mais plena.
Embora, a Bíblia diga que devemos confiar no Senhor, isso não se torna diferente, e a medida que O conhecemos, e isso é somente através das Escrituras e das experiências que temos com Ele é que conseguimos confiar de fato,  mediante a fé.
As Escrituras nos garantem  que podemos confiar nEle, pois Ele é Fiel e nunca falha em suas promessas.
Como diz o salmista, muitos põem sua confiança em carros, em cavalos - e em nossos dias - põem sua confiança em dinheiro, amizades, poder, mas somente Deus é íntegro em sua fidelidade.
Portanto, resta-nos depositar nossa confiança em Deus, pois estaremos de fato seguros e guardados por Ele.