segunda-feira, setembro 24, 2012

Caminhos de Maturidade - parte 3

"...e a experiência a esperança;"  Romanos 5:4b

Existe um ditado popular muito conhecido que diz "a esperança é a última que morre". Logo, é de se crer  que todos tenham esperança e por isso conseguem prosseguir em paz.
Por outro lado, podemos fazer duas observações com relação tanto com o ditado quanto com o tema proposto por mim.
A primeira observação é que tem muitas pessoas que já não tem esperança. Perderam o sentido da vida, a visão de um socorro no presente e uma luz no porvir. Por isso, o número de dependentes químicos, divorciados, homicídios, suicídios, depressivos e tantos outros sintomas, cresce a cada dia. Pessoas sem esperança.
A segunda observação é que muitos até pensam que tem esperança  e dentro do seu entendimento tão diminuto do assunto, acabam por achar que aquele sentimento positivo que os motiva por alguns instantes é esperança. Pelo menos não é  a esperança da qual fala a Bíblia.
As Escrituras falam que é muito importante passarmos por lutas, porque no decorrer deste processo, Deus está trabalhando em nós e à medida que com as lutas adquirimos perseverança e com esta a experiência e consequentemente a esperança. É o fato de conhecermos não de ouvir falar, mas de experimentar Deus nos momentos difíceis e então podermos  ter esperança de que nada vai nos abalar, porque o Senhor está conosco.
A verdadeira esperança é aquela que  faz desviar os  nossos olhos das circunstâncias, não simplesmente como um escape, mas voltando-os para Aquele que realmente pode nos ajudar e nos consolar. Esperar dEle e por Ele, sempre crendo que nele encontramos refúgio.
Como um dos salmistas diz, expressando toda sua esperança em Deus...

"Levanto os meus olhos para os montes

e pergunto:

De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do  Senhor  ,

que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece;

o seu protetor se manterá alerta," (Salmos 121:1-3 NVI)


Nenhum comentário: