sábado, março 12, 2011

OBRA TRÍPLICE DE CRISTO - François Turretini, 1679

Este ofício mediador de Cristo distribui-se entre três funções, que se constituem em três ofícios individuais: o ofício profético, o sacerdotal e o real... A tríplice miséria humana decorrente do pecado (isto é, a ignorância, a culpa e a opressão do pecado) torna este tríplice ofício necessário. A ignorância é curada por meio do ofício profético; a culpa, por meio do ofício sacerdotal e a opressão, por meio do ofício real. A luz profética dissipa as trevas da ignorância; o merecimento do sacerdote remove a culpa e alcança nossa reconciliação com Deus; o poder do rei vence a opressão do pecado e da morte. O profeta nos mostra Deus; o sacerdote nos leva a Deus; e o rei nos une a Deus em comunhão, trazendo sua glória até nós. O profeta ilumina nossa mente por meio do espírito que traz a luz; o sacerdote alivia nosso coração e consciência por meio do espírito de consolação; o rei subjuga nossas inclinações rebeldes por intermédio do espírito da santificação.

François Turretini, foi um teólogo de Genebra, expoente da tradição reformada, no século XVII.

2 comentários:

Simey disse...

Legal vermos no Antigo Testamento três classes de mediadores entre Deus e o povo: o Profeta, o Sacerdote e o Rei.Calvino nos meados do sec XV já havia escrito sobre o ofício tríplice de Cristo, como sacerdote, profeta e rei, como uma maneira de apresentar as diferentes facetas da realização da salvação".

A BIBLIA RESPONDE disse...

Realmente, o Antigo Testamento é uma sombra do Novo Testamento. O importante é que nos leva a entender que desde o AT, nossa salvação já estava no plano de Deus.