quarta-feira, março 02, 2011

D E V O C I O N A L IV




Adorar a Deus, amando a vinda de Jesus

II Timóteo . 4:7-8

`` Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.´´

Introdução: o apóstolo Paulo no final de seu ministério, diz que a coroa da justiça já estava preparada para ele.

Essa convicção vinha do fato de que ele tinha exercido seu ministério, cumprindo com suas tarefas. Ele amava a vinda do Senhor e segundo ele, esse é um dos requisitos para obter a coroa da justiça – entenda-se que aqui, ele não está falando de salvação, mas de galardão (prêmio) pelo bom trabalho realizado – e todos os que amam a vinda de Cristo, estarão envolvidos no bom combate, completarão a carreira e guardarão a fé (vs. 7).

Adorar a Deus amando a vinda de Jesus, é obedecer suas ordens em serviço à comunidade.

1 – Pregando o evangelho – Mc. 16:15 – todos aqueles que crêem que Jesus virá e amam sua vinda, querem angariar o maior número de vidas possíveis para seu reino. Entendem que todos aqueles que não aceitarem a Cristo como seu Salvador, estarão perdidos para sempre, sendo assim, pregam o evangelho de Cristo, que é o meio de conhecer a salvação.

2 – Batizando em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo – Mt. 18:19, Mc. 16:16 – o batismo, embora, seja um ato simbólico, tem muito peso na vida cristã, pois é um sinal de obediência a Cristo, pois ele disse que todos deveriam ser batizados. Às vezes percebemos que não tem sido dado muita importância ao batismo. Muitos cristãos, já estão congregando na igreja por anos, e ainda não são batizados.

Ora, se creio em Jesus, creio em sua Palavra e em suas ordens. Uma delas é a que devo ser batizado. Simples, não precisa descer um anjo do céu para me dizer isso, já está escrito, portanto, é só procurar o pastor e marcar o batismo e ponto final, sem mistério algum. Precisamos pregar e ensinar isso.

3 – Servindo uns aos outros – Ef. 4:32, Colossenses 3:16-17 – a igreja, a família de Deus, é a representação do Reino dos Céus, aqui na Terra. Sendo assim, é um privilégio servir àqueles que fazem parte desse reino. Fazendo assim, estamos nos preparando para continuarmos nesse Reino, após a vinda de Cristo.

4 – Pregar sobre a volta de Cristo – I Tessalonicenses 4:13-17 – temos ouvido poucas pregações sobre a volta de Cristo. Muitas pregações de auto-ajuda, prosperidade e tantos outros temas. Parece que a volta de Cristo não tem tido muita importância no meio da igreja. Muitos cristãos parecem não ter noção alguma de como será essa vinda e se realmente a Bíblia fala sobre isso. Sigamos o ensinamento de Paulo no texto de I Tessalonicenses e ensinemos aqueles que estão ao nosso redor. Falemos sobre a volta de Cristo, o arrebatamento da igreja, a transformação de nossos corpos corruptíveis em incorruptíveis e tantos outros temas que seguirão sua vinda.

Reflexão: a volta de Cristo tem sido de grande importância para mim ou tenho pensado apenas no agora, no hoje? Tenho falado sobre essa volta? Tenho encorajado meus irmãos, filhos a esperar sua volta?

Conclusão: devotar-nos ao nosso Deus, adorá-lo e buscá-lo incessantemente, requer como pudemos ver, uma atitude de voltar-nos em direção a Ele, mas também em direção ao nosso próximo. Um não acontece sem o outro. Pois, como posso amar a Deus que não vejo, se não amo o meu irmão que vejo? Aguardemos sua vinda, amando-a e falando sobre ela em tempo e em fora de tempo.

Laercio Alves

abibliaresponde@gmail.com

Nenhum comentário: