quarta-feira, março 02, 2011

I G R E J A


I G R E J A

Introdução: a primeira coisa que precisamos verificar quando estudamos qualquer assunto relacionado ao Reino dos Céus, é se cremos nas Escrituras como palavra de Deus deixada para nós, como regra de fé e de vida. Uma vez que os argumentos devem ser fundamentados nessas Escrituras, se não cremos nelas, nada fará sentido e todo o assunto será vazio e sem embasamento, logo será perda de tempo.

Por outro lado, se cremos e confessamos isso, devemos então, ao deparar com a verdade nessas Escrituras, devemos apenas aceitá-la, por mais que pode contrariar minha vontade, meu entendimento, minhas filosofias ou ideologias. Está escrito, creio e ponto final.

- um dos princípios da igreja, é que ela é um corpo, que tem como cabeça Cristo e seus membros são todos aqueles que entenderam e aceitaram seu sacrifício na cruz em seu favor. Todo corpo é formado por diversos membros, com específicas funções.

Romanos 12:5 `` assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.´´

Sabemos que qualquer membro que estiver fora do corpo, desligado, ele morrerá.

Cristo nos chamou para estarmos juntos e ligados nele, para então, conseguirmos dar bons frutos que venham glorificar o Pai.

João 15:16 - ``Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.´´

É preciso entendermos também que a Igreja, não é o templo, a construção, a casa, mas a Igreja somos nós. Quando estamos sozinhos, fazemos parte da Igreja e a representamos e conseqüentemente estamos representando o Reino de Deus. Quando estamos em duas ou mais pessoas reunidas, a Igreja está ali reunida.

É possível servir a Deus sem estarmos congregando com os demais membros do Corpo?

A resposta é Não, Não e Não. Salvo em uma única situação, ou seja, se estiver vivendo no meio do nada juntamente com ninguém. Fora isso, por mais que queira me enganar, se creio nas Escrituras, é impossível.

Algumas razões pelas quais torna impossível eu servir a Deus e não congregar com meus irmãos:

a) Fomos chamados por Cristo para darmos frutos - João 15:16 - ``... para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...´´ - nesse versículo já citado anteriormente, fica explícita a necessidade, obrigação, dever de produzirmos frutos para o Reino de Cristo. Como um galho pode produzir fruto se não estiver ligado na árvore?

Nesse ponto aqui, conseguimos encontrar bastante desculpas, como por exemplo, `` ahh! Eu posso falar do amor de Deus aqueles que não O conhecem, em freqüentar ou congregar em uma igreja (denominação).´´ Vamos imaginar tenho essa atitude. Então, todos os dias falo do amor de Deus, do sacrifício de Cristo e como sou usado por Deus, muitas pessoas decidem em mudar de vida, em aceitar a Cristo como seu Salvador. MARAVILHA! Epa....! Nem tanto!

Esse novo convertido, precisa ser ensinado, discipulado, alimentado, acompanhado. Precisa de uma autoridade espiritual sobre ele, para orar com ele. Para onde vou levá-lo? Vou dizer a ele para ficar em casa aprendendo sozinho?

Agora, posso dizer a ele procurar uma igreja onde possa congregar, para continuar sua caminhada, apenas vou correr o risco de ouvir dele...`` e por que você não vai? Por que me ensina de um jeito e faz do outro?

b) Somos membros da Família de Deus - Efésios 2:19 `` Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus ´´ - pense agora em um filho ou filha que não ama estar com seus pais ou irmãos. Pense em uma mãe que não quer estar com seus filhos. Certamente esse filho ou mãe são desajustados e por muitas vezes deixarão de usufruir de tudo aquilo que acontece em sua casa, pois estarão ausentes. Perderão momentos alegres, e deixarão de se alegrar com os demais ou perderão momentos tristes, difíceis que os farão crescer. Além do mais, se não gosto de estar com meus irmãos e irmãos, estou entristecendo o meu Pai, pois Ele é pai daqueles, os quais eu não quero estar junto. Além disso, não estou realmente demonstrando que amo o meu Pai, pois... `` Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? I Jo. 4:20. Se não quero estar com meus irmãos, é porque não os amo e se não amo meus irmãos os quais eu posso ver, como posso amar ao meu Pai que não vejo?

c) Deus nos deu dons e ministérios – a cada um de nós, Deus deu dons e ministérios, que são ferramentas para a edificação e o crescimento do Corpo. O último versículo da lista abaixo, diz que os dons são para a edificação da igreja. Ora, se não estou congregando, não estou exercendo ou desenvolvendo os dons que Deus me deu. Aí entra naquele probleminha daquela parábola que o Senhor deu alguns talentos para um, outros talentos para um segundo e um para um terceiro. Esse terceiro não multiplicou o seu talento e foi expulso da presença de seu senhor. Mateus 25:14-30. Paulo diz que o único dom que é de proveito próprio é o dom de orar em outra língua, dom de língua – I Co. 14:2 - `` Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. ´´ Mas, mesmo esse dom, ao ser exercido, indiretamente edificará o Corpo, pois se quem está falando em mistérios está sendo edificado, conseguintemente edificará a igreja. Os capítulos 12, 13 e 14 de I Coríntios são excelentes no ensinamento sobre a Igreja, o Corpo.

1 Coríntios 12:1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

1 Coríntios 12:4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Coríntios 12:9 e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

1 Coríntios 12:28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

1 Coríntios 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.

1 Coríntios 14:1 Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

1 Coríntios 14:12 Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja.

d) A igreja é um hospital – é bem isso. A igreja é um hospital, obviamente, cheio de doentes. Doenças diversas, doutores e enfermeiras diversos e tratamentos diversos. Parece uma comparação absurda, mas bem precisa. Todos temos nossas falhas, imperfeições, pecados, manias, temperamentos, etc., etc.,. Não adianta esperarmos perfeição dessa igreja, pois não encontraremos, a não ser depois que ela for arrebatada com Cristo e alcançar sua total redenção. No momento em que deixo de participar de uma igreja, porque acho que as pessoas ali não são dignas, estou primeiramente julgando a Igreja, da qual Cristo é o Cabeça, e me colocando acima, achando que sou melhor que os demais. Imagine você ficar muito doente, alguém te leva a um hospital, chegando lá, ele pergunta ao médico: `` tem algum doente aqui?´´ O médico responde `` sim, tem muitos, dezenas ou centenas ´´. Então, aquela pessoa que te levou, diz que vai te levar embora, porque ali não é lugar adequado para você estar e começa e te tirar dali. Como você ficaria desesperado. Onde tem a presença humana, há problemas, defeitos. O importante é entendermos que Deus quer tratar com cada um, de seu modo, em seu tempo e quer usar-nos para fazer isso. Imagine Deus usando você para curar um doente. Assim, Ele quer te usar para curar outros doentes nesse hospital. Se você não quer se dispor a isso, é porque não quer cooperar com o Reino de Deus e não quer exercer o dom que Ele te deu.

e) Precisamos obedecer as Escrituras – claro que se quisermos ir além nos argumentos, poderemos fazê-lo incansavelmente. Mas, se essas poucas palavras não são capazes de me convencer, é porque realmente eu não quero ser ensinado e nem ser obediente. Sendo assim, é melhor parar por aqui. Ficou claro o que as Escrituras mandam em relação a estarmos congregando com os irmãos. Se não quero fazê-lo, é porque sou desobediente e rebelde. Isso mesmo, é assim que a Bíblia chama o pecado, de rebeldia, transgressão e gera a morte espiritual, que é a separação de Deus. Da mesma forma, é a questão do Batismo – que não quero entrar nesse assunto agora – mas Jesus disse em Marcos 16:16 que quem cresse e fosse batizado seria salvo, mas mesmo assim, existem muitas pessoas na igreja e fora dela que dizem que não querem ser batizadas ainda, porque não se sentem preparadas ou estão em dúvida, etc. Ora, para ser batizado não precisa sentir nada, mas apenas obedecer. Se creio que Cristo é o Caminho que vai me conduzir ao céu porque Ele disse que é, por que não creio que devo ser batizado, porque ele falou que devo? Cristo não falou que deveria sentir. Da mesma forma, é estar congregando, não preciso sentir nada, não preciso que Deus envie um anjo do céu para me dizer que preciso estar com meus irmãos, nas reuniões de celebração, celebrando o grande amor de Deus, aprendendo com meus líderes e demais irmãos e sendo bênção na vida de cada um deles. Se julgo não precisar aprender nada com eles, sou prepotente, orgulhoso e isso é pecado. Preciso apenas crer e obedecer, estando com eles.

Conclusão: a igreja é o Reino dos Céus na Terra. Quero ir para o céu, então, preciso começar a usufruir desse reino na Terra. Em obediência e submissão aqueles que Deus colocou como líderes sobre mim. Muitas vezes não queremos congregar, ser membros de uma denominação, porque não suportamos o fato de termos líderes. Isso porque somos insubmissos.

Que Deus possa estar trabalhando em nossos corações, moldando-nos segundo Sua vontade e nos ensinando a sermos obedientes e a termos fé em tudo aquilo que as Escrituras nos ensinam e não apenas naquilo que pode nos `` favorecer ´´ de alguma forma.

Nenhum comentário: