sexta-feira, outubro 19, 2012

Tentação de Jesus - III

Mt. 4.8-9 - "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado me adorares."


 O Diabo o tentou pelo  orgulho e a falsa adoração - o orgulho é um dos pecados que mais derruba as pessoas. Vemos por toda a história bíblica e também a secular que muitos homens e mulheres caíram porque o orgulho encheu seus corações. Reinos foram desfeitos, guerras aconteceram, lares foram destruídos por causa do orgulho. Esta é uma das armas mais poderosas de Satanás.

- II Samuel 24 - Davi - seu orgulho o levou a fazer o censo em Israel, porque queria saber quão grande seu reino estava e isso trouxe consequências terríveis para ele e todo seu reino;

- Salomão -o Senhor havia dito em Deuteronônio 17, que nenhum rei deveria acumular cavalos e nem mulheres e seu orgulho fez com que contrariasse a ordem de Deus, acumulando para si 1.000 mulheres, 40.000 cavalos ( I Reis 4) e outras coisas indevidas; - "...e o seu coração já não era totalmente dedicado ao  Senhor  , o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi." (1 Reis 11:4 NVI)

- Rei Herodes - seu orgulho era tão grande que o levou a adoração de si mesmo e por isso foi comido por vermes;

- como Jesus venceu: mostrando contentamento e humildade na adoração - o Mestre sabia que sua força e tudo o que tinha ou poderia ter, viria de Deus. Assim, não almejava "grandes coisas", pois sua vontade maior estava em fazer a vontade do Pai.

Mt. 4.10 - "Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto."

Ele entendia que o levaria a uma perfeita adoração não era a quantidade de bens que viesse a possuir, mas sim um coração humilde e quebrantado diante de Deus.

Conclusão: nosso inimigo tem a mesma atitude conosco. Ele tenta-nos de todas as formas, insistentemente. Não podemos impedir que um pássaro se assente em nossas cabeças, mas podemos impedí-lo de ali construir seu ninho e permanecer. Como diz um bonito hino: "tentado não cedas, ceder é pecar"

No Verso 11, nós vimos que depois  de vencido, Satanás o deixou e os anjos vieram servir a Jesus, em suas necessidades. Deus permite que sejamos provados e isso é para nosso crescimento. Quando vencemos as tentações, Ele nos concede as bênçãos que precisamos.

Pr. Laercio Alves

e-mail: prlaercioalves@gmail.com

Nenhum comentário: