segunda-feira, junho 20, 2011

SANTIDADE E PSEUDO-SANTIDADE



Hebreus 14.14 - ``Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.´´
A palavra ``santidade´´ é derivada de santo. Santo quer dizer separado. Santidade é um atributo de alguém que é santo, separado, ou seja, separado para servir ao Senhor. Todo aquele que quer servir a Deus, deve buscar, a santidade, pois isso, jamais poderá  ver o Senhor. O problema é que muitos não entendem o verdadeiro sentido de santidade. Alguns pensam que a santidade é peculiar aquelas pessoas que já morreram e foram canonizados pela Igreja Católica. Outros pensam que a santidade é exclusiva dos líderes eclesiásticos, papa, padres, freiras, madres, pastores, bispos e outros líderes.Além disso, é comum um outro engano, quando muitos pensam que o fato de estarem investidos de alguma autoridade eclesiástica os fazem santos.
O apóstolo João foi muito claro em sua epístola  - 
1 João 2.15-17 `` Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.´´
O apóstolo está dizendo que a santidade não é exclusiva de ninguém, mas é algo que deve ser desejo e buscado por todos. 
Santidade é a atitude de alguém em deixar as coisas deste mundo que não agradam a Deus, deixar o pecado, para estar cultivando um relacionamento com Ele. Esta, não é mostrada, mas percebida por todos.
Pseudo-santidade é um adjetivo de alguém que se impõe como santo, quer que os outros o têm como santo, mas na verdade, não é. Até ocupa uma posição de liderança ou de destaque em uma igreja ou grupo religioso, mas sua conduta verdadeira, não condiz com a condição de estar afastado das coisas deste mundo e separado para Deus.
Jesus foi muito duro com esse tipo de pessoas.

a) o hipócrita quer ser visto e quer que tudo que faz seja reconhecido e admirado pelos outros. Jesus reprovou esse estilo de vida - Mateus 6.5 `` E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.´´

b) valorizavam apenas o que podia ser visto, o que estava no exterior, mas em si mesmos não tinham nada de bom para apresentar a Deus - Mateus 23.25  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.

c) o destino daqueles que buscam uma pseudo-santidade é o fogo eterno, serão reprovados por Deus e afastados dEle para sempre - Mateus 24.50-51virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe,  e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

I Pedro 1.16 - `` porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.´´

Deus nos chamou para uma verdadeira santidade. Estilo de vida, no qual, quando as pessoas olharem para nós, veja em nós o reflexo de Deus. A santidade que não busca glórias do homem, mas um verdadeiro relacionamento com Deus. Não esquecendo que Ele é um Deus vivo e que se relaciona.
A Ele toda honra e glória para todo o sempre. Amém.

Perguntas para o email   abibliaresponde@gmail.com




2 comentários:

Emily Sauss disse...

Muito bom.. Realmente existem pessoas que julgam os outros só porque elas se acham santas. Mas muito pelo contrário, ela só passa a imagem de santa.!

Laercio Alves disse...

É isso aí Emily. Por isso precisamos nos estar atentos em que tipo de santidade estamos buscando.
Laercio