quinta-feira, maio 19, 2011

PENA DE MORTE


Certa vez na faculdade em um debate sobre pena de morte, no qual eu,  em minoria absoluta  me manifestei totalmente contra essa pena, fizeram-me a seguinte pergunta: ´´e se alguém entrar em sua casa, estuprar todos da sua família e depois matar a todos, qual então será sua posição, continuará contra a pena de morte?´´.  Minha resposta foi  ``provavelmente se eu tiver o poder de julgá-lo e o fizer com os sentimentos de perda e de dor a flor da pele,  eu o condenarei´´.
É por isso que aqueles que estão investidos de poder para julgar, o fazem imparcialmente e com a razão.
Como cristãos não podemos ser a favor da pena de morte por vários motivos, e vou citar alguns abaixo:

1 - eticamente falando, desceríamos no mesmo nível do criminoso;

2 - juridicamente falando, em qualquer lugar do mundo onde possa haver pena de morte, certamente muitos já foram condenados e executados injustamente. Como seria então no Brasil, onde a lei é inerte, tardia e incompetente?

3 - socialmente falando, não quero justificar aqui  os criminosos, mas acredito que sua maioria vem de lares desestruturados, onde não foram educados, muitos abusados sexualmente e psicologicamente, além de muitos outros tipos de violência, como resultado, liberam sua fúria as vezes nem sabendo contra quem ou o porquê;

4 - Biblicamente falando, temos base de sobra para não sermos  a favor de  tal lei, caso viesse a ser proposta em nosso país ou naqueles onde já existe:

     3.1 - Ezequiel 18.23 - Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas quer quer ele se converta;
    
   3.2 - Mateus 18.22  - Jesus disse que temos que perdoar nosso inimigo setenta vezes sete, e na matemática bíblica pode ter certeza que o resultado é bem maior que quatrocentos e noventa;
    
      3.3 - Efésios 6.12 - nossa luta não é contra carne e sangue. Por detrás daqueles que cometem crimes tem sempre alguém que os impulsiona - Satanás e todo seu império de trevas;
     
     3.4 - João 8.7 - ``E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.´´ Quem nunca cometeu pecado para atirar a primeira pedra, ou puxar a alavanca da cadeira elétrica, ou chutar o banquinho da forca, ou descer a guilhotina, ou puxar o gatilho?

Por essas e muitas outras razões os cristãos não podem apoiar esse tipo de pena, mesmo que em sua teoria.

E você, é a favor da pena de morte? Por quê?

Perguntas podem ser enviadas para o email abibliaresponde@gmail.com 



6 comentários:

Ricardo disse...

Não creio que o humano tenha o direito designar a vida ou a morte do outro, pelo menos na minha perspectiva não. Pode até conseguir tirar a vida de alguém sob a lei de algum estado, mas não sob um direito legítimo.


..Hideki

A BIBLIA RESPONDE disse...

É isso aí Hideki, somente a Deus pertence o julgamento sobre a vida e morte.

Emily Sauss disse...

Não concordo. Porque Deus não nos deus esse direito de tirar a vida de outras pessoas. Só ele pode dar e tirar a vida de algum ser.

Juninho C.P disse...

Deus e o Senhor da vida, e Ele quem a dá, e quem a tira...E claro que se for vitima de um criminoso a minha vontade cm certeza será fazer justiça, mas a bíblia nos ensina que a justiça vem de Deus...Não sou a favor da pena de morte, sou a favor da justiça divina...Parabens pelo post Pr.Laércio

ana maria disse...

A minha própria natureza feminina me impede de me manifestar a favor da pena de morte, pois tenho filhos e ainda que não os tivesse, teria ainda o sentimento materno com que Deus abençoa todas as mulheres. Não somos aptos, enquanto apenas seres humanos, a julgar outras pessoas e, principalmente enquanto filhos de Deus, feitos a sua imagem e semelhança, supor que a morte seja um castigo.

fatima disse...

Eu acredito em Deus.Sendo assim como posso ser a favor da pena de morte cabe ao CRIADOR sua sentença final ,aos maus creio ser a falta de amor e paz grande castigo,ter como seu senhor o ínimigo e ser seu escravo,não consigo pensar num castigo pior a morte nesse caso encaro como premio.

clo