terça-feira, maio 29, 2012

Depressão

E ele lhe disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e, depois do vento, um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;  e, depois do terremoto, um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada.  E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? (1Reis 19:11-13 ARC)

Depressão é um dos males que muito tem afetado a humanidade por todos os tempos. Frequentemente, através dos noticiários, vemos que muitas pessoas chegam até mesmo ao suicídio que certamente é o fundo do poço da depressão.
Aqueles que já passaram por isso, afirmam com muita convicção que é um tormento, e de certa forma, indescritível. Parece que a vida perde o sentido e a vontade de vivê-la deixa de existir. Toda esperança em um futuro melhor, passa a ser apenas uma fantasia.  Esta doença não poupa ninguém, jovens, idosos, ricos ou pobres. Pessoas que já passaram por grandes e boas experiências, até mesmo de fé, também caem neste vale e tem muita dificuldade para dele saírem. Como o caso de profeta Elias.
Um dos maiores profetas do Antigo Testamento, teve experiências gloriosas com Deus e foi usado tremendamente pelo Senhor. Derrotou 450 profetas de Baal no monte Carmelo, em um desafio que ele mesmo propôs. Ressuscitou o filho da viúva. Foi alimentado por corvos, que Deus enviara para cuidar dele. Enfim, muitos foram os momentos de adrenalina em sua vida e também de ver claramente Deus operando a seu favor.
De repente, Jezabel o ameaça, dizendo que iria matá-lo como fez com outros profetas.
Pronto, está o profeta em profunda depressão! Ele foge e se esconde dentro de uma caverna. Ali, ele deseja a morte, quer ficar no escuro e sente muita  pena de si mesmo.
Até o momento em que Deus se manifesta para ele de uma forma simples, mas poderosa. Deus não se revela no vento, nem no terremoto e no fogo. Mas, o Senhor se revelou ao profeta em uma voz mansa e delicada.
É isso que todos nós precisamos ouvir. A voz mansa do Senhor. Ele quem nos liberta, quem quebra as cadeias que muitas vezes nos prendem em nossas angústias, sofrimentos, dores, depressão e muito mais.
Elias já tinha visto Deus se manifestar através de coisas grandiosas e talvez quis rotular o agir de Deus. Então, veio a voz mansa e diz para ele continuar sua vida, não parar. "Que fazes aqui, Elias?" Em outras palavras, o Senhor diz ao profeta, levante-se Elias, não é o momento de parar, mas de prosseguir. O Senhor é a nossa força e o nosso socorro, em todos os momentos de nossas vidas.
Não pare! Não desista da preciosa vida que Deus te deu. Busque no Senhor força para sair da caverna e continuar.

"A voz do Senhor  é poderosa; a voz do Senhor  é cheia de majestade." (Salmos 29:4 ARC)

Pr. Laercio Alves - prlaercioalves@gmail.com

Nenhum comentário: