sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Misericórdia Quero


Mateus 12:7 - "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes."

No contexto do qual faz parte o versículo acima, Jesus é indagado pelos fariseus, classe religiosa de sua época, sobre o fato de seus discípulos estarem colhendo milho para comerem em pleno sábado. Pela Lei, no sábado era proibido trabalhar ou desenvolver qualquer atividade que dispensasse algum esforço físico.
Jesus disse a eles que Davi há muito tempo atrás tinha feito algo ainda mais grave, quando ele e os homens de seu exército tiveram fome, entraram no santuário e comeram os pães da proposição. Primeiro, que ele não poderia ter entrado no templo e segundo, ele comeu algo que somente aos sacerdotes era lícito comer.
Tanto os homens de Davi, quanto os discípulos de Jesus estavam com fome e precisavam serem alimentados. Assim como Deus perdoou os primeiros por terem entrado no templo, Jesus estava esperando que ao invés de seus discípulos serem acusados, os fariseus os amassem e os perdoassem. Com esta mensagem, o Mestre não está usando o fim para justificar os meios, mas mostrando que tanto seus discípulos quanto Davi que foi o maior rei de Israel e Judá e qualquer outra pessoa, precisam de misericórdia.

Jesus não disse que seus discípulos não tivessem falhado. Ao contrário, citou uma outra passagem que mostrava um erro ainda mais grave de Davi e seus homens. Na verdade, mostrou aos fariseus a necessidade de que todos temos de recebermos misericórdia e também de dispensarmos misericórdia em favor de outrem.
Muitas vezes somos rápidos em julgar, em apontar e até mesmo em condenar, quando deveria ser o momento de exercermos misericórdia. Outras vezes deixamos de ter misericórdia mesmo conosco, porque falhamos ou achamos que falhamos, então emitimos um julgamento e nos condenamos sumariamente, passando a estarmos debaixo de nossa própria  condenação.

Um conceito de misericórdia, embora parece bem simples, mas  eficaz ao nos dar a idéia do que significa esta palavra, é "não recebermos o que merecemos". Enquanto graça é recebermos o que não merecemos, misericórdia é não recebermos aquilo que merecemos, ou seja, nossa condenação, nosso descaso por parte de Deus, nosso abando por Ele e por todos os que nos cercam. Por causa da misericórdia de Deus, somos amados por Ele e por outros, Ele cuida de nós e nos faz sentirmos seus filhos, mesmo sendo tão pecadores e maus.

Procurando no dicionário sobre misericórdia, encontrei a  expressão "capa de misericórdia" que indica alguém que está sempre disposto a encobrir ou perdoar as faltas de outrem.

Estar sempre disposto a perdoar ou encobrir as faltas de outrem é um dos resultados da presença do fruto do Espírito Santo em nossas vidas. É algo lindo e que reflete a pessoa de Deus em nós. Cristo nos chamou para serví-lo. Servir a Cristo somente se torna possível quando servimos as pessoas. Amar a Deus somente é possível quando amamos as pessoas, não existe outra forma. Ter misericórdia é permitir que a misericórdia de Deus reflita em nós.

Você está disposto a perdoar, a encobrir as faltas de alguém?

I Jo. 3:10 - "Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus."

Perguntas podem ser enviadas para o email abibliaresponde@gmail.com

2 comentários:

Simey Sauss Alves disse...

Amei a postagem, estava com saudades de suas postagens...

A BIBLIA RESPONDE disse...

Realmente fiquei muito tempo sem postar, correria, correria.