terça-feira, fevereiro 21, 2012

Discernimento Espiritual e Entendimento Racional


Mateus 16:21-23 - "Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar  ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de    Deus,mas só as que são dos homens."

Nessa ocasião, Jesus está repreendendo Pedro por sua falta de discernimento espiritual. O Mestre estava expondo que para cumprir os desígnios de Deus, precisava ir à Jerusalém, ser preso, sofrer de muitas formas e até morrer. Jesus sabia qual era sua missão aqui na Terra, como homem, servo. Deveria morrer e ressuscitar para que a humanidade pudesse ser salva. Uma vez tendo sua missão discernida, estava disposto a ir até o fim.
Pedro querendo ser agradável a Jesus, tentou convencê-lo a não fazer o que deveria ser feito.

Jesus o repreendeu severamente, até mesmo vendo que seu discípulo estava sendo influenciado por Satanás. Naquele momento, o mais importante para Pedro não deveria ser a compreensão carnal, natural e racional das coisas, mas sim o discernimento espiritual. As coisas espirituais se discernem espiritualmente.

I Co. 2:14 - "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

O mais impressionante é que momentos antes, Pedro tinha tido um discernimento espiritual e fez uma das declarações mais bonitas com relação ao Mestre - "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.", Mt. 16:16.

Ao contrário do que aconteceu com Pedro, devemos ter uma vida de discernimento e não apenas alguns momentos. O discernimento espiritual vem de Deus, através do Espírito Santo,  no nosso espírito, nos mostrando, falando, testificando e dirigindo. Para isso, precisamos estar sensíveis ao seu falar.
Deus nos chamou para sermos guiados pelo Espírito Santo e não pelas circunstâncias ou por aquilo que vemos ou pensamos. Muitas coisas parecem bonitas e santas, mas na verdade, são grandes ciladas de Satanás e somente o discernimento espiritual pode nos livrar disso. Nas conversações, nas escolhas, na obediência e em todo nosso viver, o discernimento espiritual é fundamental e necessário.

Pv. 14:12 - "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."

Perguntas podem ser enviadas para o e-mail  abibliaresponde@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Discernimento. O homem por si não consegue, embora nem ache, tem certeza que detém. A coisa só não vira uma epidemia por conta de forças cósmicas, transhumanas, superiores que misteriosamente processadas em cima de clamores vindos da terra, voltam em forma de graças, como que programas de formatação de cérebros cibernéticos, que demovem idéias e ajustam procedimentos...