terça-feira, julho 05, 2011

PERDÃO

Miquéias 7:19 -  `` Tornará a apiedar-se de nós, subjugará as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.´´

Jeremias 31:34 -  `` E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.´´

Mateus 18:21-22 - ``Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22  Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.´´

Muito interessante essa passagem em que Pedro questiona Jesus a respeito de quantas vezes devemos perdoar nosso irmão. 
 - Sete vezes? Perguntou Pedro. Jesus sem hesitar disse ao seu apóstolo que não apenas sete, mas setenta vezes sete. Quero fazer algumas considerações sobre esse ensinamento tão importante:

a)  a matemática de Deus é diferente da nossa. Se usarmos a resposta do mestre fazendo uma conta de multiplicação, vamos entender que setenta vezes sete é igual a quatrocentos e noventa. Mas para Deus não é bem assim.  Já explico o  porquê;

b) Nos dois primeiros versículos a Palavra de Deus nos ensina que Ele lança todos nossos pecados no fundo do mar e já não se lembra mais deles. Toda vez que pecamos e nos chegamos diante de Deus para confessar nossa transgressão, Ele não conta como MAIS um pecado, mas sim, o primeiro pecado, pois todos os anteriores foram perdoados e já não se lembra deles. Assim sendo, esse primeiro após confessado e perdoado, deixa de existir e nossa conta devedora com Ele fica zerada. 

Muito bom sabermos disso, mas não podemos esquecer que o perdão deve ser em duas linhas: VERTICAL - de Deus para nós e HORIZONTAL - de nós para nosso próximo.

A garantia de que Deus nos perdoa, nos dá segurança, alegria da salvação e paz. Assim sendo, não podemos  permitir que nosso Acusador - Satanás, nos acuse e nos deixe pra baixo por causa daquilo que nosso Senhor já apagou.
Por outro lado, precisamos entender que se Ele diz que temos que perdoar nossos irmãos da mesma maneira, não está dizendo quatrocentos e noventa vezes, mas infinitamente, pois quando nosso próximo nos pedir perdão por algo feito contra nós, o que já tinha feito anteriormente não deve ser considerado, levado em conta, pois já deve ter sido perdoado por nós.

Termino esta postagem com um verso da oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus Cristo:

Mateus 6:12 -  `` Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.´´

Como queremos ser perdoados por Deus se não perdoamos nosso próximo?

Perguntas podem ser enviadas para o email abibliaresponde@gmail.com

Nenhum comentário: