terça-feira, novembro 29, 2011

Pessoas não são números



 Salmo 8:4-5 - "pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. (NVI)

Esse texto das Escrituras Sagradas, é um dos que conseguem expressar qual é a consideração que Deus tem pelo ser humano. Obra prima de sua criação, Ele o fez de forma especial, diferente de tudo o que foi criado e o coroou de glória e honra.
Assim Ele fez e assim o considera.
E essa a visão que devemos ter de nós mesmos e de nossos irmãos de criação.
Mas infelizmente, vem acontecendo algo muito triste. Pessoas sendo tratadas como se fossem apenas números que fazem parte de uma triste estatística.  A da recuperação.
Estive em um concílio da Igreja Metodista Livre nesse fim de semana e ouvi o testemunho de um pastor que também é promotor de justiça, o qual vem desenvolvendo um trabalho de recuperação de pessoas que cometeram delitos. Segundo ele, a cada  dez pessoas, uma consegue ser recuperada e inserida na sociedade.
Estamos envolvidos no trabalho com dependentes químicos e segundo o diretor de uma dos centros de recuperação com os quais temos nos envolvidos, a cada quinze dependentes, apenas um consegue realmente se recuperar.
É fato que a estatística pesa contra eles. Isso tem feito com que muitos das próprias igrejas, não se animem a trabalhar com eles e ainda tentem desanimar aqueles que estão dispostos a crer que Deus sempre pode fazer algo por alguém.  Tem sido comum ouvirmos coisas do tipo ``não adianta, é perda de tempo´´ ou ``cuidado, são pessoas perigosas para trazer na igreja´´.
O que nos dá o direito de escolher quem deve ou não fazer parte da sociedade, da Igreja ou do Reino?
Não estaríamos nós, praticando a doutrina da predestinação de forma tão errada, achando que Deus escolheu essas pessoas que estão marginalizadas, para serem vasos de desonra e assim sendo, não merecem ser evangelizadas, pois somente receberão a condenação eterna, sem chance alguma de serem salvas? Quem nos garante que esse ou aquele,  que Deus coloca em nosso caminho, não faz parte da estatística positiva, está entre aqueles que conseguirão se recuperar?
Não podemos nos esquecer que contra nós pesava a  nossa dívida. Éramos terrivelmente devedores a Deus, mas na cruz foi-nos perdoada a nossa ofensa... e ...cravada a cédula que pesava contra nós. (Colossenses 2:13-14)
Também fazíamos parte de uma estatística terrível, pois o próprio Cristo disse que o caminho que conduz ao céu é estreito e poucos passarão por ele.
Cristo nos chamou para fazermos parte do ministério da reconciliação e anunciar esse ministério. Deus é soberano e somente Ele pode decidir quem entrará no seu Reino.
Deus é soberano sobre as vidas e sobre os números. Basta apenas que creiamos nele e o obedeçamos ao ponto de realmente, e não apenas de palavras, sairmos das quatro paredes e irmos até aqueles que estão se perdendo, caminhando para a perdição. Foi para isso que Ele nos chamou.

Perguntas podem ser enviadas para o e-mail   abibliaresponde@gmail.com 

terça-feira, novembro 08, 2011

RESSURREIÇÃO


I Co. 15:3-8 - "Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,  foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras,  e apareceu a Pedro e depois aos Doze.  Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.  Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;  depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.

Introdução: não podemos começar a estudar essa doutrina da Ressurreição, sem que antes falemos da ressurreição de Cristo. Ele antecedeu a todos, e é por isso que a Palavra se refere  a Ele como o primogênito dentre os mortos. Jamais seríamos ressuscitados se Cristo não tivesse sido primeiro. Ele ressuscitou e atingiu novamente seu estado anterior, que é o de imortal, eterno, incorruptível e perfeito.
Assim, o apóstolo Paulo, como introdução ao tema, começa citando a ressurreição de Cristo, pois Ele é a causa da nossa ressurreição.

Mas antes de falarmos sobre o que é a ressurreição propriamente dita, seria interessantes  falarmos o que a ressurreição não é.

 - A ressurreição não é a encarnação - esse foi o resultado de Cristo ter se humilhado, deixado sua glória e vindo ao mundo na forma de servo. Para isso, Ele deixou seu estado de Espírito e encarnou na forma de homem, de servo, Fp. 2:5-8;

 - A ressurreição não é reencarnação - a doutrina da reencarnação é ensinada e defendida pela maioria das seitas orientais e também pelo espiritismo. Basicamente, após a morte, a alma daquele (a) que morreu, virá ao mundo material através de outro corpo, ou seja, nasce como uma outra pessoa. Segundo a doutrina, isto se dá, devido do ser humano precisar se aperfeiçoar, e assim sendo, cada vez que a pessoa nasce de novo, com a mesma alma, mas em corpo diferente, ela é aperfeiçoada até atingir a perfeição total. Hb. 9:27

Baseado nesse capítulo 15 da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, vemos três questões principais acerca da ressurreição:

1 - Haverá mesmo a ressurreição dos mortos? (vs. 1-35)
2 - Qual será a natureza da ressurreição? (vs. 35-51)
3 - Que sucederá àqueles que estiverem vivos no dia do juízo (essa é a questão do arrebatamento)? (vs. 51-57)

1 - Haverá mesmo a ressurreição dos mortos? - vs. 1-35 - após citar o exemplo de Cristo, como já vimos na introdução, Paulo, cita nos versículos 12-19, que se Cristo ressuscitou dos mortos, não podemos de forma alguma afirmar que não há ressurreição. Se não há ressurreição de mortos, logo, Cristo não ressuscitou e assim, torna-se vã a nossa fé e isso faz de nós falsas testemunhas.
Além disso, torna o quadro atual muito pior do que já é, pois então não há esperança para nós além desta vida.

2 - Qual será a natureza da ressurreição? - vs. 35-51 - a natureza da ressurreição é totalmente espiritual e sobrenatural. Tem seu início em um corpo físico que foi semeado (35), corpo terrestre, corruptível e atinge ao estado de um corpo celeste, totalmente diferente do anterior,  (40).
- Para que haja a ressurreição é preciso que haja a morte, a semeadura do corpo, 42-44.
- O primeiro corpo é terreno, mas o segundo celestial, 47-49.
- Carne e sangue não podem entrará no Reino de Deus, 50.

3 - Que sucederá àqueles que estiverem vivos no dia do juízo? - vs. 51-57 - primeiramente precisamos esclarecer que "o dia do juízo" não significa necessariamente que é um dia de vinte e quatro horas, mas um período no qual Deus efetuará o juízo sobre a Terra, citado às vezes como O Dia do Senhor, Naquele Dia, etc. .
É certo que nem todos dormirão (eufemismo), mas todos serão transformados (51).

Quando Cristo voltar, os acontecimentos terão a seguinte ordem: I Ts. 4:13-18

Primeira ressurreição - Apocalipse 20:4-6

1 - ao som da última trombeta - (52) e Ap. 11:15, 18 -  tanto os escritos de Paulo no versículo 52, quanto em I Ts. 4:16, quanto o do apóstolo João em Apocalipse 11:15, estão em concordância de que antes desses acontecimentos finais, soará a trombeta que é a sétima trombeta;
2 - os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro - os vivos não precederão os mortos nesse processo de transformação, e assim sendo, os mortos ressuscitarão, e serão transformados e levados para junto de Cristo nos ares, (52), I Ts. 4:16;

3 - os vivos em Cristo serão transformados - após a ressurreição dos mortos em Cristo, aqueles que estiverem vivos durante o retorno de Cristo, que entregaram suas vidas a Ele e o reconheceram como Salvador, serão transformados e arrebatados juntamente com Ele nos ares, (52-53), I Ts. 4:17

4 - Cristo estabelecerá o Milênio - após esse processo e Cristo ter dominado Satanás, a Besta e o falso Profeta, Ele estabelecerá na Terra o Milênio, que será mil anos de paz e reino direto e pessoal de Cristo juntamente com os seus, Ap. 20:4

Ap. 20:5-6  - "...Esta é, pois, a primeira ressurreição.Bem-aventurados e santos os que tomam parte da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder algum sobre eles..."

Segunda ressurreição -

5 - fim do Milênio - Satanás é solto e faz guerra contra o Reino de Cristo.  Cristo o derrota para sempre e o lança no Lago de Fogo e enxofre, onde já estava a Besta e o Falso Profeta, Ap. 20:7-10.

6 - Julgamento daqueles que morreram sem Cristo - todos aqueles que morreram sem aceitar a Cristo como seu Salvador, serão ressuscitados nessa segunda ressurreição, para julgamento e condenação. Seus nomes não estarão no Livro da Vida e serão lançados no lago de Fogo, que é a segunda morte, a separação eterna de Deus. Ap. 20:11-15.

Conclusão: embora a ressurreição seja uma promessa verdadeira, não podemos ficar aguardando com os braços cruzados que isso aconteça, descansando em nossa zona de conforto. Como filhos de Deus, salvos pelo nome e sangue de Cristo, precisamos nos colocar à disposição do Reino de Deus, para anunciar essa verdade e converter muitas outras pessoas a Cristo, para que elas também façam parte da primeira ressurreição.

Pr. Laercio Alves
Perguntas podem ser enviadas para o e-mail  abibliaresponde@gmail.com